Correção de Ceratocone

Conheça o procedimento

O que é?

Ceratocone é uma patologia que a feta a córnea principalmente em jovens. Está relacionada ao seu aumento da curvatura provocando um alto grau de astigmatismo o que leva a uma visão borrada e ruim. Geralmente, pacientes que possuem o ceratocone, não enxergam muito bem mesmo com os óculos.

Como é diagnosticado?

O Ceratocone é diagnosticado somente através da consulta oftalmológica de rotina. Assim como outras doenças oftalmológicas, a alteração da curvatura da córnea é algo silencioso, não dói, e é raramente percebido pela criança que vai se adaptando a uma forma ruim de enxergar e não se queixa aos pais. O exame oftalmológico já sendo realizado nos primeiros anos de vida, permite ao médico identificar precocemente a dificuldade visual e solicitar exames complementares importante para o diagnostico. Dentre esses exames, o mais importante é a topografia de córnea que irá demostrar através de uma imagem o aumento da curvatura da córnea do paciente.

Como posso tratar?

O objetivo do tratamento do ceratocone é diagnostica-lo precocemente para que medidas sejam adotadas a fim de não deixar que o cone progrida para estágios mais avançados. A estabilização através de procedimentos como o crosslinking de córnea nos estágios iniciais permite que o paciente viva uma vida tranquila com boa visão corrigida ou não por óculos. Nos casos moderados a avançados, que não fora diagnosticados precocemente, o tratamento tem como objetivo dar ao paciente uma boa qualidade visual para que possa exercer suas atividades rotineiras do dia a dia sem problemas. O uso de lentes de contato rígidas simples ou especiais como a lente escleral são métodos formidáveis para dar ao paciente uma excelente qualidade visual. Nos casos mais avançados, ou naqueles em que a adaptação da lente de contato se torna difícil pelo acentuado encurvamento da córnea, existem procedimentos cirúrgicos como o implante de anel intra-estromal e transplantes de córnea.

É possível me prevenir?

Alguns trabalhos científicos relacionam o aumento da curvatura da córnea com processos alérgicos em que o paciente no ato de coçar os olhos provoca alterações na córnea que podem levar ao aparecimento do ceratocone.