Cirurgia de Catarata

Conheça o procedimento

O que é?

A catarata é o nome dado ao processo de opacificação do cristalino, lente natural dos nossos olhos. Existem diversos tipos de catarata: a congênita (em bebês e recém-natos), a traumática, a medicamentosa e a senil. Este ultimo tipo é a considerada a mais comum.

 

O processo de envelhecimento provoca uma mudança no cristalino que, com o passar dos anos, vai se opacificando, ou seja, mudando de “cristalino” para “catarata”.  E é essa transformação que prejudica a visão. Nas fases iniciais é notada apenas uma mudança das cores e do contraste, mas com o “amadurecimento” da catarata, a visão vai se perdendo até que a cegueira apareça por completo.

Como se trata?

Como estamos falando de uma estrutura que sofreu um processo de opacificação prejudicando a visão, a única maneira de se tratar é com a cirurgia. O objetivo da cirurgia é substituir este cristalino opacificado por uma lente nova, um cristalino artificial, recuperando e restabelecendo a visão e a qualidade visual antes perdida.

Existe alguma forma de prevenir a catarata?

Sim. Porém, estaremos retardando apenas o seu aparecimento. A catarata ocorre por um processo de oxidação interna do cristalino. Desta forma, protegendo os olhos ou eliminando a maioria dos fatores que causam um estresse oxidativo nas estruturas internas do cristalino, podemos desacelerar o seu aparecimento. O processo de envelhecimento, por si só já provoca o dano oxidativo a essas estruturas, no entanto, protegendo o olho dos raios UVA / UVB, evitando o cigarro (tabagismo) e melhorando o consumo de alimentos anti-oxidantes, podemos lenificar esse processo e retardar a cirurgia.

Como é a cirurgia?

A cirurgia é feita com a ajuda de uma aparelho chamado facoemulsificador. Este aparelho tem a função de fragmentar a catarata em micro pedaços e retira-los do olho. As incisões realizadas na córnea para acesso a catarata são muito pequenas atualmente evitando pontos. Esses tamanhos hoje variam de 1.8mm a 2.75mm e são feitas de acordo com a técnica ou experiência do cirurgião. Atualmente, chegou ao mercado o aparelho de Fentosegundo que auxilia o cirurgião a realizar muitos dos processos que antes eram feitos manualmente através do Laser conferindo uma segurança maior a cirurgia de catarata.

 

Após a remoção da catarata, é implantada uma lente artificial ou “novo cristalino” que irá substituir o anterior que estava prejudicando a visão. Todo procedimento deve ter sempre uma lente implantada. Existem diversas lentes disponíveis no mercado, mas basicamente podemos falar de 3 tipos de tecnologias que podem ser usadas separadas ou em combinação nas lentes: monofocal, tórica e multifocal (saiba mais sobre lentes intra oculares neste link.)

Acho que tenho catarata. O que devo fazer?

Procure o especialista em Catarata. Realize um exame minucioso e converse com ele sobre a cirurgia e as lentes para serem colocadas. Nunca deixe de questionar sobre os riscos e benefícios. Devemos sempre lembrar que, apesar de muito segura e avançada, a cirurgia de catarata não é livre de riscos.