06 jun Catarata, uma doença ocular muito comum.
Uma das causas da cegueira que é considerada a mais importante devido ao seu impacto econômico-social, não só na vida dos idosos, como também na sociedade e pelo elevado custo financeiro que gera ao sistema de saúde pública, é a catarata.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados e tratados.
Relacionada como uma causa de cegueira reversível, a catarata é tratada somente através de uma cirurgia onde o cristalino opacificado pelo processo de envelhecimento é substituído por uma lente nova, restaurando ao paciente a visão antes perdida.
E como a cirurgia pode impactar na vida dessas pessoas? De uma forma positiva e simples, já que a recuperação da visão acaba com as inseguranças trazidas pela cegueira.
Com isso, é possível o retorno do paciente as atividades econômicas e físicas, os acidentes diminuem consideravelmente, o contato e relacionamento social melhoram e a autoestima é recuperada, entre outros fatores benéficos.
São muitos os benefícios da retirada da catarata.
Hoje a medicina conta com aparelhos sofisticados e modernos que reduzem, e muito, as complicações que ocorriam no passado. Diferentemente de outras causas que podem levar a cegueira de forma súbita e imediata, a catarata vai alterando a visão lentamente e de forma progressiva. O paciente não se dá conta que não está mais enxergando como antes e se adapta, dia após dia, a essa nova forma de enxergar.
Portanto, somente com a avaliação anual com o oftalmologista, único profissional capacitado em diagnosticar e tratar essas patologias, poderá ser detectada a catarata.
Durante este mês, teremos o movimento “Abril Marrom”, que é uma campanha de toda oftalmologia para alertar a toda população da necessidade do exame regular, com a finalidade de detectar e combater precocemente os males que podem levar a cegueira.
Mantenha seus exames oftalmológicos em dia.
Seus olhos agradecem.