Lentes de Contato

Conheça o procedimento

As lentes de contato atualmente são muito procuradas principalmente por aqueles que não gostam de usar óculos. Obviamente, existem outras maneiras de eliminar os óculos como a cirurgia refrativa para correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Porem, muitos pacientes que utilizam das lentes de contato, não querem realizar essa cirurgia ou não podem realizar por diversos fatores.

Lentes gelatinosas.

Essas lentes podem ser descartadas diariamente, mensalmente ou anualmente. Possuem funções refrativas (para corrigir o grau), cosméticas (para mudar a cor dos olhos) ou ambas as funções. As novas lentes disponíveis no mercado são de 3a geração que possui propriedades que trazem mais conforto ao paciente e menos dano às células da córnea (oxigenação).

Lentes rígidas.

As lentes rígidas possuem diversos modelos, formas e tamanhos, e devem ser trocadas anualmente. São lentes mais procuradas por pessoas que possuem algum tipo de patologia na córnea como: alto astigmatismo, ceratocone, cirurgia previa de transplante de córnea, ceratotomias radiais, olho seco, etc. De qualquer maneira, as lentes rígidas podem ser usadas por todos os pacientes. Por serem lentes que permitem a passagem da lágrima entre a lente e a córnea, elas levam mais oxigênio às células endoteliais da córnea trazendo menos danos a elas. São lentes formidáveis que muitas vezes dão uma qualidade visual superior às lentes gelatinosas.

O teste e adaptação de lentes de contato.

O processo de adaptação de uma lente de contato deve ser sempre executado por um oftalmologista. A adaptação irá levar em conta a visão do paciente, o exame da córnea minimizando ao máximo riscos que possam levar à perda da visão e propriedades da lente que irão interagir com a córnea trazendo mais conforto ao paciente. Uma vez adaptada e testada a lente no paciente, esta estará liberada para o uso. O acompanhamento anual é importante para acompanhar o perfeito funcionamento desta e visualizar se algum dano à córnea pode estar acontecendo.